Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos





As ABELHAS matam a fome...

 
Elas, as Abelhas
São excepcionais polinizadoras
Sem elas haverá o risco da fome, por escacez d'alimento...
 
A extinção delas
Colocará a humanidade
Na rota da própria extinção...
 
Não estou pregando o apocalipse, apenas alertando...
 
Pesticidas nocivos às abelhas nos matarão de fome...

 
 




***
 





 
O que são neônicos?

Os neônicos, também conhecidos como neonicotinoides, são um grupo de inseticidas utilizados na agricultura e na veterinária que atuam nos receptores dos insetos, gerando intoxicação neurológica. Geralmente, são utilizados contra pulgões e uma ampla variedade de vermes, besouros e brocas.

Os neônicos agem de maneira semelhante à nicotina, impedindo a transmissão de impulsos nervosos. Mas também podem ser nocivos para humanos, causando possível prejuízo motor, alteração nos sinais vitais e até morte. 
 
Alguns neônicos
 
Imidaclopride;
Acetamiprida;
Nitempiram;
Tiametoxam;
Clotianidina;
Dinotefurano;
Tiaclopride.
 
Estudos evidenciam que os pesticidas neônicos apresentam efeitos nocivos às abelhas, importantes insetos polinizadores. Um deles descobriu que os pesticidas neônicos afetam diretamente a saúde das abelhas e os efeitos da exposição anterior podem ser transferidos para as gerações futuras. O estudo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, sugere que as abelhas podem exigir várias gerações para se recuperar de uma única aplicação.
Fonte - https://www.ecycle.com.br/pesticidas-neonicos-abelhas/
 
REGIONAL APPROACH MAY GET FARMERS TO PROTECT BEES (click)
OCTOBER 5TH, 2021POSTED BY 
U. OREGON
https://www.futurity.org/bees-farmers-conservation-2638052-2/



***










 
Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. 





“O cio da Terra” - Chico Buarque & Milton Nascimento (ouça)



e



“O Rio” - Marisa Monte, Seu Jorge, Arnaldo Antunes & Carlinhos Brown (ouça)









***         ***        ***
Imagens-Google
e acervo pessoal
Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 25/03/2023
Alterado em 25/03/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras