Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos






É só um ALERTA! (Emoções x Câncer)

 
As emoções interferem
no psiquismo humano
E podem somatizar...
 
As energias que são emanadas
Podem alterar uma célula
Gerando um câncer...
 
Há evidências, em estudos, que não são a causa primária...
 
Mas concorrem para a “desorganização” celular...

 
 
 
 
***







 
Somatização
Somatizar é apresentar sintomas no corpo, não tendo a doença física como gerador do desconforto. As causas são emocionais.
 

Sintomas mais comuns dos transtornos de somatização
Taquicardia (batimentos cardíacos acelerados);
Dores nas costas;
Dores de cabeça constantes;
Manchas na pele;
Boca seca;
Enjoos e azias;
Sudorese;
Queda do sistema imunológico;
entre outros...




Emoções podem ter papel no desenvolvimento do câncer, diz pesquisadora...  (click e leia)

 
Evidências mostram que os sentimentos podem ser um fator importante no desenvolvimento da doença. Alguns estudos nessa linha estão publicados no livro “Psico-Oncologia: Caminhos e Perspectivas”, organizado pela psicóloga Carmen Maria Bueno Neme, pesquisadora na área da saúde e desenvolvimento humano da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru....
(https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2011/03/01/emocoes-podem-ter-papel-no-desenvolvimento-do-cancer-diz-pesquisadora.htm)



***
 
Psiconcologia e o programa Simonton - Maria Margarida M. J. de Carvalho1  - Universidade de São Paulo (click e leia o artigo)
(1) Prof. Drª do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do IPUSP. Coordenadora do curso Introdução à Psiconcologia, no Instituto Sedes Sapientae. Psicóloga Clínica.
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1996000100007
 
Na definição de Simonton (Simonton, Simonton e Creigton, 1987),
"Um câncer começa com uma célula que contém informações genéticas incorretas, de modo que se torna incapaz de cumprir as funções para as quais foi designada. Se esta célula reproduz outras células com a mesma construção genética incorreta, então um tumor começa a ser formado, composto de uma massa dessas células imperfeitas" (p. 39).
 

Carl e Stephanie Simonton demonstraram que o uso da visualização e das imagens mentais parecia contribuir para curar alguns pacientes com câncer. Carl Simonton que é oncologista, descobriu que se ele mostrava aos pacientes um raio X de um órgão canceroso e um raio X de um órgão saudável, e depois descrevia como deveria funcionar o órgão saudável, muitos pacientes eram capazes de se curarem mais efetivamente. Eles de alguma maneira, eram capazes de usar as imagens do órgão saudável como marco para a sua cura. Usando essa orientação, Stephanie Simonton que é psicóloga, começou a incorporar o processo de visualização dos tecidos saudáveis como parte suplementar no tratamento dos pacientes com câncer.
 

Além da intervenção médica normal, os pacientes eram instruídos para imaginar mentalmente as partes afetadas do seu corpo se tornando saudáveis. Os Simontons caracterizavam as células cancerosas como "fracas e desordenadas" ao invés de invasoras mortais. Eles encorajavam os pacientes a visualizar seu sistema imunológico como forte e vigoroso, e capaz de agressivamente limpar as células cancerosas fracas e desordenadas.

Muitas vezes os paciente tratados dessa maneira tiveram recuperações notáveis mesmo quando outras intervenções fracassaram. O enfoque teve efeitos tão positivos em tantos pacientes que os Simontons criaram uma clínica onde os pacientes com câncer poderiam praticar as técnicas da visualização. O método dos Simontons, descrito em seu livro Getting Well Again (1978) (em português Com a Vida de Novo), orientou muitas pesquisas na área da cura da mente/corpo no tratamento para o câncer.
(https://golfinho.com.br/carl-e-stephanie-simonton.htm)
 

 ***

 
Por que alguns pacientes ficam curados e outros não, quando o prognóstico é o mesmo para uns e outros?


A partir da experiência adquirida ao tratarem de centenas de pacientes no famoso "Cancer Counseling and Reasearch Center", em Dallas, Texas, o casal Simonton descobriu uma base científica para a "vontade de viver".

Neste livro eles mostram como a reação de alguém ao "stress" e a outros fatores emocionais pode contribuir para o início e a progressão de um câncer e como expectativas positivas, a consciência e o cuidado consigo mesmo podem contribuir para o controle e até a cura da doença.

"Com a Vida de Novo" oferece as mesmas técnicas de ajuda usadas com grande sucesso pelos pacientes da clínica dos Simonton, possibilitando resultados extraordinários. No Brasil, o método Simonton é aplicado pelo CORA - Centro Oncológico de Recuperação e Apoio.
(https://golfinho.com.br/livro/com-a-vida-de-novo.htm)
 
 










Música Relaxante Para Amenizar a Exaustão e Fadiga Mental, Tranquilizar (ouça)

Ou


Música Que Aumenta Sua Energia Positiva, Elimina Os Medos Do Seu Subconsciente (ouça)


 Ou

 
Música de Alta Vibração e Energia Positiva, Música para Vibrar Altamente e em Harmonia (ouça)





Frases


Solte as suas EMOÇÕES positivas e dê um UP na sua saúde!




Lembre-se pensamentos são fontes de energias, faça dos seus luz e instrumento de cura!







***         ***         ***
Imagens-acervo pessoal
 
Juli Lima e Autores citados
Enviado por Juli Lima em 18/03/2023
Alterado em 18/03/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras