Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos






“Não matarás!”

 
Eis...
O sexto mandamento...
A lei humana derrogará a Lei Divina?
 
“Tudo me é lícito, nem tudo me convém”*
Id busca satisfazer pulsões e desejos
Pelo gozo matarás?
 
Ainda que se justifique aos olhos do mundo
 
Não matarás, é o sexto mandamento!

 


 
 ***

* Paulo de Tarso














NÃO MATARÁS - Eline Bélier e Marcos Favela (ouça)












Frase
 
Há tantos métodos contraceptivos, se proteja da dor da consciência!







 

Nas religiões abraâmicas, os Dez Mandamentos (em hebraico: עֲשֶׂרֶת הַדִּבְּרוֹת, Aseret ha'Dibrot), também conhecidos como Decálogo, são um conjunto de princípios relacionados à ética e à adoração. Os mandamentos aparecem duas vezes na Bíblia hebraica (no Êxodo e no Deuteronômio), e incluem instruções como a de não adorar outros deuses, honrar os pais e guardar o Sabá, em  com  proíbe idolatria, blasfêmia, assassinato,  adultério,  roubo, desonestidade e cobiça. Dependendo de cada tradição religiosa, os mandamentos podem ser numerados e interpretados de forma diferente. Os estudiosos contemporâneos veem prováveis influências em leis e tratados hititas e mesopotâmicos.

Bíblia
A primeira aparição dos mandamentos na Bíblia é em Êxodo 20:1–17, em que Deus os dita diretamente a Moisés no Monte Sinai. Na segunda, em Deuteronômio 5:5–21, Moisés, depois de ter com Deus no Monte Horebe, retransmite os mandamentos aos hebreus. De acordo com a narrativa bíblica, os mandamentos foram escritos em duas tábuas de pedra pelo dedo de Deus (Ex 31:18). Mais tarde, Moisés quebra as tábuas ao ver o povo adorando o Bezerro de Ouro(Ex 32:1–19), mas um par reserva é fornecido (Ex 34:1).

Em nenhuma dessas ocasiões, a expressão "dez mandamentos" é utilizada; isso ocorre apenas em outras passagens (Ex 34:28Dt 4:13Dt 10:4).
1 - Não terá outros deuses diante de mim.
2 - Não farás para ti imagem de escultura e não os adorarás.
3 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
4 - Lembra-te do dia de sábado para santificá-lo. Trabalharás 6 dias e neles realizarás todos os teus serviços. Contudo, o sétimo dia é o sábado, consagrado por Jeová teu Deus.
5 - Honra teu pai e tua mãe, a fim de que venhas a ter vida longa na terra que Jeová teu Deus te dá.
6 - Não matarás.
7 - Não adulterarás.
8 - Não furtarás.
9 - Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem sua mulher, nem seus servos e servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.

Agrupamentos
Os mandamentos em Êxodo 20:3–17 contêm, na verdade, dezenove declarações. Flávio Josefo agrupa-os assim: Primeiro Mandamento (versículo 3), Segundo Mandamento (versículos 4 a 6), Terceiro Mandamento (versículo 7), Quarto Mandamento (versículos 8 a 11) e Quinto Mandamento ao Décimo Mandamento (versículos 12 a 17, um versículo por Mandamento).[1] Outros, inclusive Agostinho, Bispo de Hipona,[carece de fontes] consideravam os versículos 3 a 6 um só mandamento, mas dividiam o versículo 17 em dois mandamentos: contra cobiça da mulher alheia (Nono) e contra as demais cobiças (Décimo). A Igreja Católica adotou o agrupamento de Agostinho.[2] O agrupamento primordial, em consistência ontológica, é o da ordem original talmúdica.[necessário esclarecer]
(Wikipedia)
***          ***         ***
Imagens-Google
Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 06/03/2023
Alterado em 07/03/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras