Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos



FELIZ ANIVERSÁRIO!!!






***










[[É SUPER!!!]]

SUPER
E ao infinito
Um Forrozear gostoso

É baião, é xote, é xaxado
É quadrilha, é arrasta-pé
É miudinho, é chamego.

Se permita por esse ritmo se deixa levar

Vem comemorar, se atira nesse forrozear!!!




***


O Dia do Forró, é festejado no dia de nascimento de Luiz Gonzaga: 13 de dezembro.
















Luiz Gonzaga - Forró de Mané Vito (Seu delegado) (ouça)









Música Forró no Escuro com Luiz Gonzaga. (ouça)











Representantes do Forró
  • Luiz Gonzaga
    Carmélia Alves
    Dominguinhos
    Trio Nordestino
    Jackson do Pandeiro
    Sivuca
    Alceu Valença
    Elba Ramalho
    Geraldo Azevedo
    Falamansa
    Rastapé
    Forroçacana
    Mastruz com Leite
    Calcinha Preta
    Frank Aguiar
    Aviões do Forró


***


O FORRÓ é  um supergênero agrega diferentes ritmos: baião, xote, xaxado, quadrilha, arrasta-pé, miudinho e chamego.
 



O forró  tradicional a base instrumental  é a sanfona, o triângulo e a zabumba -  representantes: Luiz Gonzada, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Sivuca, Alcimar Monteiro, Jorge de Altinho e Petrúcio Amorim, entre outros...


O Forró Universitário -   junção com rock e pop, a sanfona se une à guitarra, sax , percussão e órgão eletrônico. - Falamansa, Trio Rastapé e Forroçacana, entre outros...


 
O Forró Estilizado ou Oxente Music. 

 
Mastruz com Leite, Magníficos, Caviar com Rapadura, Calcinha Preta e Aviões do Forró, misturam
 sertanejo e axé music, entre outros...



***

 
Origem do nome forró
O historiador e folclorista Câmara Cascudo sugere que o termo mais provável seja uma derivação do termo "forrobodó".
Tal termo, por sua vez é uma variante galego-portuguesa do antigo vocábulo forbodó, originado a partir da palavra francesa faux-bourdon, que pode significar "desentoação".

Outra suposição - sem comprovação histórica - é que tal nome teria sido criado a partir de uma expressão inglesa.
Segundo essa teoria, os engenheiros britânicos que se fixaram na região de Pernambuco durante a instalação da ferrovia Great Western, costumavam promover festas para figuras ilustres.
Entretanto, em determinados momentos, tais eventos eram abertos ao público e levavam em seus convites o termo for all, que quer dizer "para todos" em português. O povo local começou a pronunciar então "forró".

Mas foi apenas em 1950 que se começou a usar de fato o nome "forró". Pois, um ano antes, o cantor e compositor Luiz Gonzaga gravou a música "Forró de Mané Vito", produzida em conjunto com Zé Dantas. Em 1958, outra canção do músico chamada "Forró no Escuro", também fez muito sucesso.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/historia-do-forro/ (Laura Aidar/ Arte-educadora e artista visual)






Agrego  a contribuição
HOJE É O DIA DO FORRO OU DO FORRÓ ? . . .
 
13/12/21 07:04 - Fernando A Freire

Permita-me, Juli, dar outra versão, bem nossa, da origem do termo FORRÓ. Ainda na escravidão,  quando o dono da terra renunciava ao direito de propriedade sobre um negro, dava-lhe uma carta de alforria.  Chamava-se de FORRO o negro assim liberto - e isso era motivo de muita comemoração (dança e cachaça) principalmente nas senzalas. Era a festa dos FORROS. Por si só, isto já justificaria a origem humilde e brasileira desse nome, mas ainda acrescento que, no norte e nordeste, a grande parte das palavras é pronunciada com a sílaba final aberta.  Assim, com as cartas de alforria, surgiu no Direito o vocábulo ALFORRIADO, que, na linguagem popular foi simplificado para FÔRRO ou FÓRRO, sem acento, claro, mas com a sílaba final fechada ou aberta, conforme a região.  Só pra exemplificar:  Manoel aqui se chama Mané;  coronel, coroné; lençol, lençó; anzol, anzó... Por que FORRO não ser FORRÓ???...  Como brasileiro, orgulha-me a origem negra desse nome.  /// Brigado pur ocê mim aturá ! . 

***         ***         ***
fonte e imagens: msn
Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 13/12/2021
Alterado em 13/12/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras