Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos







[[O que me REPRESENTA?]]


SER
Negra
Viva a negritude!

Lutar
Pela igualdade
Porque a cor é um detalhe...

O que me representa? SER, consciente do que sou!

Ser o que SOU, digna de respeito, sem discriminação!!!







***


 
Para Lopes (2004), o termo negritude é um
(...) neologismo surgido na língua francesa na década de 1930, para significar a circunstância de se pertencer a grandes coletividades africanas e afro- descendentes; a consciência de pertencer a essa coletividade e a atitude de reivindicar-se como tal; a estética projetada pelos artistas e intelectuais negros no continente de origem e na diáspora (p.472).

Para D'Adesky (2001)
(...) a negritude vai além da simples identificação racial. Ela não somente é uma busca de identidade enquanto forma positiva de afirmação da personalidade, mas também um argumento político diante de uma relação de dominação. Ela serve aos militantes como vetor entre as identidades pessoal e coletiva. (p.140)

 (Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2007000200010)

















Consciência Negra  -  Boi Bumbá Garantido (ouça)








Seu Jorge, Sandra De Sá - Olhos Coloridos  (ouça)














***         ***          ***
Imagens-Google
Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 20/11/2021
Alterado em 20/11/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras