Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos






Dia Nacional da Umbanda


É hoje
15 de novembro
Aos umbandistas, Saravá!

“Umbanda”
Significa “curandeiro”
Tem origem no Kimbundo, d’Angola

Religião nascida no Rio de janeiro, Brasil...

Carrega a resistência em sua história...







***




 
“A Umbanda nasceu no dia 15 de Novembro de 1908 (oficializado no Brasil no dia 18 de Maio de 2012 pela lei federal 12.644) na Federação Espírita de Niterói, através do medium Zélio Ferdinando de Moraes. Antes do surgimento da Umbanda, já existiam os Cultos aos Orixás no Candomblé, e também falanges de pretos-velhos, caboclos, exus, pombagiras e crianças trabalhando em alguns terreiros de Candomblé, das macumbas carioca e paulista e em alguns centros espíritas.” (https://joaobidu.com.br/noticias/ultimas/dia-nacional-da-umbanda-historia-da-religiao-de-origem-brasileira.phtml)
 
“Saravá é uma interjeição utilizada como forma de saudação usada no Brasil. De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o termo originou-se na fala de africanos escravizados falantes de línguas bantas pela forma como pronunciavam a palavra "salvar" (salavá > saravá).” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Sarav%C3%A1)















 
Sergio Pererê - Hino da Umbanda (Ouça)








Pai Nosso da Umbanda (ouça)








Festa de Umbanda / Tranca Rua / Filho de Zambi / Sete Flechas / Vestimenta de Caboclo (ouça)







Ponto de Ogum-Pedimos licença a Zambi-Umbanda (ouça)









Homenagem aos Orixás - Tantas Batalhas / Por isso Orei | Terreiro de Umbanda Caboclo Treme Terra (ouça)















***          ***           ***
Imagens-Google
Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 15/11/2021
Alterado em 15/11/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras