Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos






A Mente e seu martelo[...]

 
Divina
Ou doentia
Vai lá se saber...
 
Mentes não trazem
Rótulos em suas testas
Umas até vestem personas...
 
A Mente carrega em si, “sentimentos”, enigmas e mistérios...
 
As intempestivas dão marteladas até na própria sombra!

 



 
***



 







💥AMAZING GRACE💥💥Royal Scots Dragoon Guards💥 (ouça)










 
Como funciona a mente humana Segundo Freud?
 
O sujeito em Freud é composto por duas partes inconscientes, id e superego, e uma consciente, o ego. O id representa o lugar das pulsões. As pulsões são impulsos orgânicos e desejos inconscientes, que visam ao prazer e a satisfação imediata do indivíduo. Está relacionado com o prazer sexual, a libido.
 
  • “Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida.” (Freud)
 
Mecanismos de defesa segundo Freud

Deslocamento.
Esse é um o processo pelo qual agressões ou outros impulsos indesejáveis são direcionados a terceiros. Pelo fato de não poderem ser direcionados à pessoa ou pessoas a que se referem.

Fixação.
A fixação trata-se de um congelamento no desenvolvimento psicossexual.  Quando uma parte da libido permanece ligada a um determinado estágio do desenvolvimento. O que não permite que a criança passe completamente para o próximo estágio. A fixação está relacionada com a regressão, que também é um mecanismo de defesa.

Formação reativa.
A formação reativa surge quando a mente procura ostentar um procedimento e, assim, externar os sentimentos opostos aos impulsos verdadeiros, que seriam os impulsos indesejados, advindos do id.

Identificação.
Este é um processo pelo qual um indivíduo assume uma característica de outro. Trata-se de uma forma especial de identificação é a identificação com o agressor.

Projeção.
Esse mecanismo consiste na atribuição a outros das ideias e das tendências que o indivíduo não pode admitir como suas.

Regressão.
A regressão é quando o indivíduo retorna a comportamentos imaturos. Esses comportamentos seriam característicos da fase de desenvolvimento psicossexual que a pessoa já passou, na infância. Como se ela não tivesse superado alguma das fases desse desenvolvimento. A regressão pode aumentar caso o sujeito desenvolva uma fixação por determinado estágio este.

Repressão.
Este é o processo pelo qual são afastados da consciência os conflitos e as frustrações. Pelo fato de serem muito dolorosos para serem experimentados ou lembrados. Assim, o indivíduo os reprime, recalcando-os para o inconsciente, por meio da repressão. Na tentativa de se esquecer algo que lhe é desagradável.

 
Sublimação.
Esse mecanismo de defesa consiste na satisfação de um impulso inaceitável por meio de um comportamento socialmente aceito.
(Fonte: https://www.psicanaliseclinica.com/mecanismos-de-defesa-da-mente/)







Reflexões....



era o caos[...]



...os “despojos”[...]






***          ***        ***
Imagens-acervo pessoal
Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 18/07/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras