Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos




{Não adianta... (a cruz é sua!)}


Lamurias
Lamentos
Desalentos

Cada ser carrega a sua cruz
Revolta e xingamentos
Não adianta

Largar pelo caminho, não vai adiantar... (a cruz é sua!)

Aquele que tem a cruz mais leve, fez por merecer!






***


“E quem não toma a sua cruz e não segue atrás de mim, não é digno de mim”.
(Mateus, X: 38; Lucas, XIV: 27)


  No antigo testamento, mais especificamente no Livro de Jó, encontramos a história do homem que perde todo o seu dinheiro, toda a sua família e saúde, mas mesmo diante de todos os infortúnios e da zombaria alheia em relação a sua fé, se mantém fiel a Deus e ao final da sua jornada é restituído em dobro por tudo o que tinha perdido. Encontraremos tantos outros profetas divinos que suportaram uma série de dificuldades durante sua vida.

Até o próprio insigne codificador Allan Kardec também enfrentou sua cota de sacrifícios, conforme narrativa de Hilário Silva, pela psicografia de Chico Xavier, em no livro O Espírito da Verdade. Entretanto, em todos os episódios, os que não recuaram diante das dificuldades foram amparados, consolados e venceram suas lutas individuais.
 

Compreendendo as dificuldades

            Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo V, Bem-Aventurados os Aflitos, nos itens Justiça das Aflições, Causas Atuais e Anteriores das Aflições, Allan Kardec nos orienta acerca das origens de nossas experiências difíceis. Nos fala sobre a justiça e bondade divina, e que sem estas não poderíamos conceber a Deus. Assim, vamos entender que tudo o que nos acontece é resultado de equívocos cometidos em vidas passadas; erros cometidos na vida atual; preparações para vidas futuras. Ressalte-se ainda, amigo leitor, que conforme instrução fornecida à Allan Kardec em O Livro dos Espíritos, na questão 258, é o próprio espírito que faz a escolha das experiências pelas quais irá enfrentar, secundado pelo benfeitor espiritual que lhe assiste antes da reencarnação.

            Diante destas informações, entendemos que a dificuldade que vivenciamos é resultado da lei de causa e efeito, ação e reação, que regem as relações universais. É fruto das nossas próprias escolhas, baseadas no arrependimento instaurado em nossa consciência resultante de atos praticados contra as leis divinas.

 
O Mestre recebeu ajuda para “carregar sua cruz”

            Narram os evangelistas Mateus (cap. 27: 31 e 32), Marcos (cap. 15: 20 e 21) e Lucas (cap. 23: 26), que o Doce Rabi da Galileia, no caminho do Gólgota (lugar da crucificação), não mais aguentando o peso, cedeu o madeiro infame a Simão Cirineu (da cidade de Cirene).
 Comenta Emmanuel, no livro Fonte Viva, na lição Após Jesus, que o “... estrangeiro, instado pelo povo, aceitou o madeiro, embora constrangidamente, e seguiu carregando-o, após Jesus”. Informa ainda que esta lição seria “legada aos séculos do futuro...”. A nós cabe considerarmos que a mesma é de profunda sabedoria e até nos últimos instantes o Mestre não nos recusou o pedido de aprendizado.

            Todos os que se aproximam do Evangelho, com o intuito de fazer a sua reforma pessoal, serão compelidos a dar testemunho de renúncia, humildade, trabalho e sacrifício pelo aprimoramento íntimo.
 Entretanto, como bem afiança Emmanuel no capítulo citado “Do alto descerão para o teu espírito as torrentes invisíveis das fontes celestes, e vencerás valorosamente.”. Receberemos a ajuda e amparo decisivos para “carregarmos a nossa cruz”.

            O Mestre nos exemplificou! Quando estava abandonado, sozinho do ponto de vista material e com as forças físicas exauridas, eis que um desconhecido recebe ordem para ajudá-lo a carregar a sua cruz. Significa, querido leitor, que nunca estaremos abandonados e teremos ajuda para suportar nossas aflições.

 Importante sabermos também, que mesmos aqueles que estão à frente de trabalhos religiosos, caridosos, na divulgação da Boa Nova, trabalhando na seara Cristã, terão a sua dose de sacrifício e de provas a suportar, que deverão abdicar de alguns privilégios para concorrerem com a obra de Deus, mas que acima de tudo, quando mais se sentirem solitários diante do sacrifício, mais receberão a ajuda providencial de um ombro amigo, pois Jesus também nos confidenciou que sempre estaria junto de nós.
 

Fontes Bibliográficas
- Kardec, Allan, 1804-1869. O Evangelho Segundo o Espiritismo / Allan Kardec; tradução de Albertina Escudeiro Seco. – 5. ed. – Rio de Janeiro: CELD, 2010.
- Dias, Haroldo Dutra. Mateus, capítulo 20, O Novo Testamento/tradução de Haroldo Dutra Dias. – 1. Ed. 2. Imp. – Brasília: FEB, 2013.
- Emmanuel (Espírito). Após Jesus. Fonte Viva / pelo Espírito Emmanuel; [psicografado por] Francisco Cândido Xavier. – 1. Ed. Especial – 3. Imp. – Rio de Janeiro: FEB, 2011.
- Kardec, Allan, 1804-1869. O Livro dos Espíritos / Allan Kardec; tradução de Maria Lúcia Alcântara de Carvalho . – 2. Ed. – Rio de Janeiro: CELD, 2011.
- Monteiro, Gerson Simões. O Livro dos Espíritos Evita o Suicídio, p. 64, Suicídio e Suas Consequências. – 4. Ed. – Rio de Janeiro: Mauad  X, 2014.
(Fonte: 
https://www.correioespirita.org.br/categoria-de-materias/filosofia-e-espiritismo-correio-espirita/1957-que-cada-um-tome-e-carregue-a-sua-cruz?Itemid=1422)


***









Melim - Peça Felicidade (Ouça)












Frases

Toda CRUZ é personalizada e intransferível.



Todos dizemos que o maior sofrimento do mundo é o nosso. Por que nos vitimizamos?



Quanto mais tempo se ignorar a causa do sofrimento, maior é o Tempo em que nele permanecerá. Desate as amarras! Desancore-se! Se permita "navegar"
ao horizonte!





***           ***         ***
Imagens-Google
Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 22/07/2022


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras