Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos








Dia das Mães. Vinte anos depois, no NEU-UERJ


Dia das Mães.
https://youtube.com/watch?v=Q8gja1bDics&feature=share 
Winnicott associou seus estudos a questões educacionais e tornou-se importante referência. - “Somente se há uma mãe suficientemente boa é que a criança inicia um processo de desenvolvimento que seja pessoal e real. Se a maternagem não é suficientemente boa, então a criança torna-se uma coleção de reações à imposição, e a verdadeira identidade da criança falha em se formar ou se torna escondida atrás de uma falsa identidade". 
http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_textos/FORMIGA_Luiz_tit_Onde_a_mae_errou.htm 
Missão difícil. Minha mãe era filha de espíritas. Sua formação lhe permitiu suportar a morte de minha irmã, que estava na juventude. Essa dor "sem nome" pode levar ao suicídio. 
Mainha me recomendou respeito pelas meninas, como gostaria que respeitassem minha irmã. 
Num encontro de jovens. Pergunta anônima: “o senhor acha que seria lícito um relacionamento sexual com meu namorado antes do casamento? Nós nos amamos." 
Respondi que era uma questão de direito. Direito de opção. Liberdade com responsabilidade. O bilhete perguntava se era "certo ou errado". 
Comentei que de nada adiantaria responder, porque se eu dissesse o que esperava ouvir ficaria apenas reforçada nas suas convicções, mas não teria resolvido a questão. Porém, se eu o fizesse de forma diferente concluiria que eu estava apenas reforçando os mecanismos de repressão. As pessoas parecem escutar somente aquilo que querem ouvir. 
Ser pai também não é fácil! Vê-los passar para uma universidade dominada pelo materialismo preocupa. E pensar que meu filho encarou a dificuldade e ainda ajudou a fundar um NEU! 
http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_textos/FORMIGA_Luiz_tit_Mainha_tinha_razao.htm 
Especialização, Mestrado, Doutorado, Pós-doutorado. Isso não importa. NEU não é por si e em si instituição nos moldes humanos. Alunos, funcionários, professores... Espanam poeira depositada por séculos sobre valores morais.  
https://www.recantodasletras.com.br/mensagens-de-otimismo-fe-esperanca/7219435 
20 anos depois. No NEU-UERJ, Mainha Sonia tem razão. 
http://www.espiritualidades.com.br/NOT/Not_2018/2018_10_05_NEU_RJ_20anos.htm 
 



***









 
Tim e Vanessa #08 Dia das Mães - Pétalas da Inspiração (Ouça)

 





Mamãe - Yasmin Verissimo - Música dia das mães (ouça)












 



***          ***         ***
Imagens-Acervo Pessoal
LUIZ CARLOS FORMIGA
Enviado por Juli Lima em 08/05/2022


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras