Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos






[ABIÚ]


“Fruta Bicuda” em Tupi Guarani
Ou Abieiro, Abio, Abiu Ticuna
e Caimito amarelo

Nativo da Amazônia central
Saboroso fruto, rico em fibras, vitaminas e sais minerais.
Muito usado na alimentação indígena e presente na medicina popular

Fruto Amarelo, adocicado e polpudo...

E, é muito apreciado e gostoso o danado!




***





 
ABIÚ vem do Tupi Guarani e significa “Fruta Bicuda”. Também recebe o nome de: Abieiro, Abio, Abiu Ticuna e Caimito amarelo.
 
Origem: É originário dos bosques das florestas tropicais de altitude e das matas de galerias dos rios, distribuídos pelo oriente da Venezuela, Colômbia e Peru, aparecendo também na Amazônia Brasileira, tendo seu limite natural no estado de Minas Gerais.(http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Pouteria_caimito)
 
 
Na medicina popular a polpa mucilaginosa dos frutos é comida para aliviar tosses, bronquites e outras doenças pulmonares.
 
Para quem tem anemia, por exemplo, ele é um dos alimentos recomendados por funcionar como um purificador sanguíneo graças à presença da clorofila em sua composição - isso sem falar na vitamina C, que contribui para a absorção de ferro. Mas não é só aí que está a eficácia desse fruto: além de também ter seu consumo recomendado em casos de malária, infecção no ouvido e problemas respiratórios, sua casca é usada para aliviar a febre e tratar inflamações. Nesse último caso, o segredo é extrair o óleo das sementes e aplicar diretamente na área que está inflamada para que ela seja devidamente tratada, pois ajuda a cicatrizar feridas e amenizar inflamações.
(https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/abiu-e-o-fruto-usado-na-medicina-popular-que-ajuda-o-organismo-a-funcionar-bem_a8976/1)















KWORO KANGO - canto indígena da tribo KAYAPÓ, vídeo MOACIR SILVEIRA (ouça)












***           ***          ***
Imagens-Acervo pessoal
Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 20/04/2022
Alterado em 20/04/2022


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras