Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos



Semana do IDOSO e Chico Xavier...


Fim de setembro, 1º de outubro...
Dia Internacional do Idoso.
Dia para não se esquecer!

Idoso proativo...
É como fruta madura...
Divina Guardiã da Semente!

Sementes dão perfumes...

Chico é um “semeador de almas!





Dr. Luiz Carlos D. Formiga



Idosos: direitos e segurança psicológica e espiritual
 
Gostaria de lembrar os direitos do idoso: “é garantido ao idoso o atendimento preferencial e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviço à população”, Estatuto do Idoso, Artigo terceiro, parágrafo único, inciso I. Direito também assegurado pela Lei 10.048/00, regulamentada pelo Decreto 5.296/04. Assim, os idosos têm assegurado o atendimento antes de qualquer outra pessoa, logo depois de concluído o atendimento que estiver em andamento. Isso em estabelecimentos públicos e privados prestadores de serviços à população, como hospitais, clínicas, supermercados, cinemas, teatros e outros.
Não permitam que esses direitos sejam violados e caso isso ocorra procure obter o nome e o endereço de duas testemunhas que presenciaram o fato. Podemos fazer denúncia através da Ouvidoria do Ministério Público Tel.: 127 ou via internet no www.mp.rj.gov.br     
Devemos ainda lembrar que a maior parte dos idosos não apresenta sinais consideráveis de decadência das aptidões físicas e mentais, o que lhes permite vida social, econômica e espiritual produtiva. Ticiano pintava aos 75 anos e Miguel Ângelo aos 89 trabalhava em Pietá. 
Deveremos também, enquanto sociedade, promover a segurança psicológica e espiritual, leia mais em

http://www.oconsolador.com.br/ano5/235/especial.html .

Tornar-se velho é processo natural e irreversível, que pode ser favorável ou desfavorável. Sentimos insatisfação ao perceber capacidade física diminuindo, no entanto a capacidade intelectual pode aumentar, assim como a experiência de vida. Um dos mais eloquentes exemplos, de idoso produtivo e também de mediunidade de “efeitos físicos”, foi o do médium Francisco Cândido Xavier. Um escritor na França conta que Rolando Ramaccioti procurou Laerte Abnelli, dizendo: “Chico, lá em Uberaba, pediu que você desenhasse uma capa para seu novo livro.”
Não conhecendo Chico e sendo ateu Laerte não deseja colaborar da divulgação de crença que não compartilha e responde negativamente.  Chico lhe escreve reiterando o pedido. Em seguida, de passagem por São Paulo, é recebido com hora marcada. Falou da infância do artista, referência em matéria de publicidade no Brasil. Narrou fatos, que Laerte não lembrava mais, e também toda a sua vida. O artista estupefato dá seu testemunho em livro posterior.
“Fui testemunha de uma coisa (...) Perfume! Muito perfume: de rosas. Não apenas delicioso aroma. Garoava! Abundantemente! Tão intenso que meus cabelos estavam molhados. E vários dias depois, lavados diariamente, recendiam a rosas. E meu terno que guardei no armário, seguiu perfumado por meses e meses a fio...”
Sete anos depois, sem que Laerte tenha notícias do Chico, ocorre-lhe outro fato inusitado. Não tenho coragem de privar o leitor do prazer de verificar, no livro oriundo da França, mas em português, como se transfere da fé no niilismo à realidade da alma imortal.

Dr. Luiz Carlos D. Formiga




LEIA mais...

ERUDIÇÃO, INTELIGÊNCIA E CHICO XAVIER /NEU* - Reflexões


GARIMPANDO corações se encontra gemas do céu. [NEU* - Reflexões]


KARDEC – Sessão Solene no Palácio Tiradentes [NEU* - Divulgação]


NEU*- Reflexões em gotas [Deguste!]




 
Juli Lima e Luiz Carlos D. Formiga
Enviado por Juli Lima em 26/09/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras